Virtual Mamoré

Virtual Mamoré

Centro Integrado Materno Infantil atende cerca de 30 pacientes por dia


Em funcionamento desde 2019, o Centro Integrado Materno Infantil (Cimi) oferece assistência para gestantes de alto risco e cuidado às crianças de zero a dois anos de idade com condições de saúde de alto risco. Para a Prefeitura de Porto Velho, o serviço é estratégico, pois atua diretamente na redução dos índices de mortalidade infantil no município.

Segundo o diretor do Cimi, Marcelo Villar, a estrutura comporta serviços direcionados à população feminina, com atendimento multidisciplinar com ginecologia obstétrica, enfermeiros, psicólogo, assistente social, pediatria, fisioterapia e nutricionista, além de técnicos administrativos. Ao todo, são 30 servidores envolvidos.

Marcelo Villar explica que, diariamente, cerca de 30 pacientes passam pelos consultórios do Cimi: “Os atendimentos são bem diferenciados para o público prioritário do serviço – gestantes e crianças com condições de saúde de alto risco. No retorno, caso necessário, é feito o acompanhamento até o parto”.

REGULAÇÃO

Todo o atendimento é agendado através do sistema de regulação de consultas da Semusa. “As pacientes precisam passar pela Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua casa”, informa o diretor. O Cimi, com a pandemia de Covid-19, reduziu os atendimentos diários para evitar aglomerações.

O Centro Integrado é um ambiente considerado essencial ao seu público, mas, por conta da pandemia, segue medidas rigorosas de segurança. “Temos um limite de agendamento. A paciente precisa estar regulada e não possuir sintomas gripais por conta da Covid-19. Caso a gestante esteja com sintomas gripais, pode ligar para a unidade e solicitar reagendamento da sua consulta. A gestante sintomática deve também procurar atendimento via call center, ou emergência da Maternidade se agravar os sintomas”, esclarece Villar.

SERVIÇOS

Os procedimentos oferecidos na unidade do Cimi são avaliações, consultas e exames. Além desses serviços, há atendimentos do Centro de Referência em Saúde da Mulher (CRSM), espaço localizado no mesmo prédio, voltado para a especialidade ginecologia, em que é feita a inserção do dispositivo contraceptivo (DIU) e consultas reguladas pelo SISREG.

No antigo auditório do Cimi, está o espaço estratégico do Call Center, com o atendimento via telefone a pacientes, com orientações e agendamento de horário e local para a consulta presencial e para o teste de Covid-19.

VACINAÇÃO

O local também se tornou um ponto de vacinação contra a Covid-19 para mulheres grávidas e puérperas, feito a partir do agendamento pelo aplicativo SASI.
O Centro Integrado Materno Infantil (CIMI) está localizado ao lado da Maternidade Municipal Mãe Esperança, à rua Venezuela, 2356, bairro Embratel.


Texto: Etiene Gonçalves
Foto: Leandro Morais
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)


Nenhum comentário

Mais no Virtual Mamoré