Virtual Mamoré

Virtual Mamoré

Gerentes do Procon recebem treinamento para manuseio e operação do sistema “ProConsumidor”


O Governo de Rondônia tem promovido o treinamento de gerentes do Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), para o manuseio e operação do novo sistema “ProConsumidor”. A ação ocorre desde segunda-feira (14) e segue até sexta-feira (18) nos turnos da manhã e tarde, em Porto Velho. A capacitação é uma parceria com a Escola Nacional de Defesa do Consumidor (ENDC), e mantida pelo Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).

Rondônia é um dos primeiros estados brasileiros a receber a plataforma on-line, que tem o objetivo de modernizar e proporcionar novos instrumentos para cadastro dos trabalhos administrativos e reclamações dos consumidores.

O novo programa é integrado à plataforma on-line consumidor.gov.br, propicia atendimentos mais céleres e encaminhamentos mais efetivos, evitando retrabalho e chegando às soluções desejadas com maior rapidez. A ferramenta vai substituir o antigo Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), que reúne dados, atualizados semanalmente dos Procons existentes em todo o País.

O avanço tecnológico garante mais estabilidade e maior processamento das informações, que de forma célere irá beneficiar os consumidores de Rondônia. “O Estado está entre os primeiros do Brasil a receber esta plataforma. A ideia é ir implantando aos poucos em todos os estados, mas já estamos recebendo na primeira etapa, sob planejamento do Governo Federal. É um sistema unificado e de abrangência nacional”, diz o coordenador do Procon, Ighor Jean Rego.


Texto: Marina Espíndola
Fotos: Ighor Rego
Secom - Governo de Rondônia


Nenhum comentário

Mais no Virtual Mamoré