Virtual Mamoré

Virtual Mamoré

Workshop Supera Turismo acontece nesta sexta-feira, 2; Governo de Rondônia reúne secretários da região Norte


Solidificar ainda mais o compromisso entre todos os estados da região Norte para o desenvolvimento do turismo, por meio da formalização da “Rotas Amazônicas Integradas (RAI)”, esse está sendo o objetivo do Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), ao sediar a rodada de experiências com os secretários de Estado do Turismo do Norte do país, nesta quinta-feira (1º), no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho.

O propósito é agregar experiências e apresentar a região de Rondônia, de forma atrativa, organizada e unificada com base nos segmentos em comum que possuem. O encontro marca a pré-abertura para a realização do I Workshop Supera Turismo, que contará com a participação do ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, nesta sexta-feira (2).

Para o superintendente da Setur, Gilvan Pereira Júnior a promoção do Workshop Supera Turismo representa uma retomada do turismo em Rondônia para fortalecer o empresariado, por meio de linhas de crédito, além de mostrar os principais portais de investimentos do Ministério do Turismo (MTur), e apresentar a RAI no desenvolvimento do setor.

“Esse workshop traz, também, a visibilidade, o planejamento para que o turismo venha se consolidar na retomada pós-pandemia. Estamos juntos com o Governo Federal, os secretários da região Norte, os representantes dos bancos, Caixa Econômica Federal (CEF) e Banco da Amazônia (Basa) para fazer a rodada de negócios. Na rodada de hoje vamos trabalhar no planejamento da RAI e todas as ações que faremos juntos, apresentando ainda os produtos comuns da região Amazônia, em especial a pesca esportiva, onde vamos alinhar toda a força que é o principal produto, no momento, e assim fazer a RAI criar força, ganhar corpo e fazer com que essa região seja impulsionada com esse segmento. Para o Estado de Rondônia é um privilégio receber os secretários e fazer esse planejamento”, destacou.

FORTALECIMENTO DO TURISMO

Durante a rodada de experiências, dirigida pelo superintendente da Setur, várias tratativas foram expostas, com intuito de promover a marca e o fortalecimento do turismo em toda a região Norte. Entre os assuntos pautados destacam-se: a apresentação da marca da integração dos estados ao Ministério do Turismo, também discutido o apoio às feiras nacionais e internacionais por meio do MTur e Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e a participação do turismo amazônico na Expo Dubai.

Outros assuntos de grande relevância também foram discutidos, entre eles: os valores de passagens aéreas entre os estados da região Norte, sendo encaminhado como tratativa junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e ações de expertises entre os estados, tendo como referência o projeto “Viaja mais Servidor”, implantado pela Setur.

A ideia é trazer a roupagem desse projeto para o contexto da região Norte, ampliando e atraindo a classe empresarial do seguimento, interessada em promover seu negócio, por meio da parceria com as secretarias de turismo e a indicação por parte do superintendente da Setur, da inserção da Feira Internacional do Turismo da Amazônia (FITA), ocorrida no Pará, classificando como a principal feira no âmbito da Amazônia, por meio da RAI.

O encontro contou ainda com a participação dos coordenadores gerais de Atração de investimentos do MTur, Gleurice Sousa e Karl Heisenberg, que estão na incumbência de levar os assuntos em pauta para alinhamento e apoio quanto às ações que visam o aquecimento do turismo na região Norte. Na visão de Karl Heisenberg, Rondônia é um Estado capaz e preparado para receber investimentos no setor.

“Nosso ministro tem dado todo o apoio às equipes técnicas e espaço para trabalharmos e todos os feedbacks e relatórios apresentados, levaremos ao MTur para auxiliar e acelerar as ações aqui propostas. Essa troca de experiência é de suma importância para entender e conseguir captar o que está acontecendo na ponta. Isso dá uma substância de informações para a equipe técnica colaborar com as ações que estão sendo desenvolvidas em cada Estado. Já estivemos em outros estados com essa rodada de negócios e proposições para nós, como Governo Federal, trabalharmos de forma cada vez mais atuante e pujante como tem ocorrido nesta gestão”, declarou Heisenberg.

O coordenador do MTur também vai participar do Workshop Supera Turismo, nesta sexta-feira (2), em que fará a apresentação sobre o Portal do Investimento, que visa captar, divulgar e ampliar a visibilidade dos investimentos turísticos de todo o Brasil, em destaque para o momento, a região Norte, e aos empreendedores que queiram investir nesses lugares. A secretária de Empreendedorismo e Turismo do Acre, Eliane Sinhasique participou da rodada de experiências e vai participar do Workshop Supera Turismo. Ela afirma que o maior intuito é integrar a Amazônia como um todo.

“O superintende Gilvan e todos nós, da região Norte, temos trabalhado para que o turismo interno e dentro da Amazônia, tenha a visibilidade e a efetividade que esperamos. A Amazônia por si só é considerada um grande arcabouço de novidades e de experiências para essas pessoas. Nós queremos fazer com que, principalmente, os estrangeiros enxerguem essa nossa biodiversidade e que venham viver essa experiência que só tem na Amazônia brasileira”, declarou.

Também participou do evento, o gestor da Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi), Sérgio Gonçalves da Silva, que na oportunidade destacou a importância do potencial do turismo regional.

“Com a volta da economia e a melhora no cenário pandêmico com a chegada das vacinas, acredito que, nós enquanto Governo, quando voltarmos ao normal, o maior desafio é preparar o ambiente para o pós-pandemia e retome o setor turístico com força. Apesar de muitas perdas, estamos com o olhar otimista, vendo o eixo do turismo muito importante para o desenvolvimento do Estado. Precisamos preparar nossa casa para acolher o visitante da melhor forma possível. Creio que nossa gestão tem essa visão estruturante, com implantação de políticas públicas voltadas ao segmento, enfatizou.

O I Workshop Supera Turismo acontece nesta sexta-feira (2), com a presença do ministro do Turismo e equipe técnica, juntamente com os demais secretários de Estado do Turismo da região Norte.


Texto: Jaqueline Malta
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia


Nenhum comentário

Mais no Virtual Mamoré