Virtual Mamoré

Virtual Mamoré

Outubro Rosa: Mensagem da Vice-Prefeita de Guajará-Mirim Mary Granemann




O mês de outubro chegou e com ele a campanha "Outubro Rosa" busca chamar a atenção para a necessidade das mulheres assumirem o protagonismo da sua própria saúde, não apenas realizando os exames que podem diagnosticar o câncer de Mama, Ovário, Colo do Útero e Endométrio, mas também incorporando hábitos de prevenção de outras doenças crônicas e demais tipos de câncer.

Uma das formas de identificar o tumor é por meio da mamografia. A recomendação é que mulheres de 50 a 69 anos façam o exame a cada dois anos.

Outra forma é pela realização do autoexame. Cerca de 66% das descobertas da doença foram feitas pelas próprias mulheres. É aconselhável que mulheres com menos de 40 anos já façam o autoexame.

De acordo com a Vice-Prefeita de Guajará-Mirim, Mary Granemann (PODEMOS) é necessário que as mulheres tenham atenção com o seu corpo, principalmente com relação aos seguintes aspectos: mudança no tamanho ou formato das mamas; vermelhidão ou coceira na pele ou ao redor do mamilo; vazamento de um ou de ambos os mamilos; inchaço da axila ou ao redor da clavícula; nódulo ou espessamento que pareça diferente do restante do tecido da mama; mudança na textura da pele, como enrugamento; inversão ou mudanças de posição ou formato do mamilo; e dor constante na mama ou axilas.

“O Outubro Rosa é o mês dedicado a conscientização das mulheres sobre a importância do autoexame e o diagnóstico precoce do Câncer de Mama. Prevenir é um ato de amor, participe desse movimento. Eu, apoio essa iniciativa!”, destacou Mary Granemann.

Assessoria


Nenhum comentário

Mais no Virtual Mamoré